ISOLAMENTO SOCIAL PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS OU ACENTUAR SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO.

O medo e a ansiedade são emoções normais que ajuda nos proteger de perigos eminentes porém, essas reações devem ser temporárias, se persistirem podem tornar-se fobias e acabam por desenvolver transtornos mentais.
O medo coletivo em situação de epidemias, pandemias e ou catástrofes de grande intensidade pode desencadear problemas de saúde mental, levando ao desespero e passando em alguns casos ideações de morte por suicídio. Por isso se faz necessário a transmissão de informação de qualidade em vez de notícias que causam pânico.
Médicos tem alertados que mesmo as pessoas não contaminadas sofrem as consequências pois o “estresse é contagioso e acaba sendo global.”

Segundo o psiquiatra Rodrigo Leite

Existe o risco de uma crise de saúde mental após longa exposição ao medo ou estresse, mas se o sistema de saúde tiver atento e os profissionais tiverem sensibilidade para lidar com as pessoas o risco pode ser atenuado. Nós da área de saúde mental temos o importante papel de acolher e orientar nossos pacientes a não se expor ao medo de modo a ser prejudicado no seu bem estar psicológico. (Autor desconhecido)

 

Dicas para conter o pânico em tempos de coronavírus:

  1. Leia aquele livro já guardado a meses;
  2. Telefone para pessoas queridas com quem já não fala a algum tempo;
  3. Organize as fotos, os armários e aquela pilha de coisas que ficou pra depois;
  4. Ouça suas canções favoritas;
  5. Aproveite para aprender algo novo;
  6. Escreva poemas;
  7. Jogue xadrez, Uno, baralho, dominó… e o que mais mesmo?
  8. Costure, pinte e borde;
  9. Ore;
  10. Teste aquele penteado, aquela receita, aquele ingrediente;
  11. Cuide do jardim ou plante um em seu pequeno espaço;
  12. Faça aquela faxina e separe coisas para doar;
  13. Assista uma nova série;
  14. Comece a tocar um instrumento ou aperfeiçoe com aquela música do próximo nível;
  15. Aproveite para descansar; durma mais, sonhe mais;
  16. Invente passatempos…brincadeiras
  17. Revise aquela matéria complicada;
  18. Termine o quebra-cabeça;
  19. Conte causos;
  20. Demonstre amor… ame.

 

Ficar em casa por uns dias pode ser a melhor coisa em nossa vida!! (Autor desconhecido)

 

 

É importante seguir as recomendações das autoridades de saúde, lavar sempre as mãos, utilizar álcool gel, evitar o contato social, aglomerações, cultivar hábitos constante de higienização, e especialmente, acreditar que estamos diante de um inimigo invisível, pondo em risco a nossa saúde e dos nossos familiares, amigos e todas as pessoas que fazem parte da nossa vida. Nesse momento precisamos ficar afastados fisicamente, mas não precisamos ficar afastados efetivamente. É uma fase, certamente ela passará, e tudo retornará a sua regularidade.

FIQUE EM CASA!!!

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